sexta-feira, 26 de junho de 2009

Há 40 anos, o início...



Na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, freqüentadores do bar Stonewall Inn, reagiram a uma batida policial arbitrária, com o intuito de achaque e intimidação, e decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra os homossexuais. Essa revolta é considerada o marco do início do movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade. A reação teve repercussão internacional e o dia 28 de junho foi estabelecido como dia mundial do orgulho LGBT. Em 1970, ativistas pró-direitos dos LGBT nos EUA organizaram uma marcha para lembrar o levante de Stonewall, assim surgiram as Paradas do Orgulho LGBT.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Vivemos numa democracia e o respeito deve ser sempre observado como comportamento de civilidade para todos os segmentos da sociedade.

    Veja post publicado no Blog Território Gonçalense sobre a nota publicada na Coluna do Ancelmo Gois (O Globo)em que ele se refere ao Blog Santa Diversidade. É preciso também acabar com o preconceito em relação a São Gonçalo.

    Abraço

    ResponderExcluir