
Grupo Arco-Íris transfere a passeata para dia 1º de novembro e divulga agenda de eventos
Devido à ampla agenda de atividades culturais, sociais, políticas e acadêmicas que farão parte da programação oficial da 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT adia a manifestação que se dará na orla de Copacabana. Além disso, tendo como base o alto índice do contágio no Rio de Janeiro da gripe A (H1N1) e este evento de grande dimensão - que no ano passado reuniu 1,5 milhões de participantes - aglomerar pessoas oriundas de diversas localidades, o Grupo resolveu como medida preventiva, transferir o evento. Fontes governamentais informam que ainda existe uma possibilidade de um pico do surto da gripe na segunda quinzena de setembro, podendo se arrastar ainda na primeira quinzena de outubro. A nova data é dia 1º de novembro (domingo), véspera de feriado, período que os fluminenses e os turistas poderão aproveitar os points da Cidade Maravilhosa.
“O Grupo Arco-Íris tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e isso implica que nós não podemos ficar omissos diante de um grave problema de saúde coletiva, visto nossa trajetória de ações preventivas em DST e HIV/AIDS”, afirma a presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Gilza Rodrigues. A presidente ainda completa: “A parada vai ser linda. Este ano temos muitas surpresas! O cenário político do Rio de Janeiro auxilia na produção de nosso evento. Pela primeira vez, teremos a participação das três esferas governamentais de maneira bastante proativa: prefeitura, governo estadual e federal. Isto porque teremos atividades acontecendo em espaços culturais da cidade, administrados por órgãos do poder público como os Teatros João Caetano, Gláucio Gill, Carlos Gomes e Sérgio Porto; e outros equipamentos culturais, como: Terreirão do Samba; Centro de Artes Calouste Gulbenkian; Sala Baden Powell; entre outros”.
O coordenador geral da 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, Cláudio Nascimento, informa sobre a nova identidade visual da campanha publicitária da 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, que utilizará um layout mais solar e colorido, sem perder o seu sentido de reivindicação e luta pelos direitos LGBT. “A homofobia é uma dura realidade em nosso país. Continuaremos com a Campanha Não Homofobia, através da coleta de assinaturas virtuais para cobrar a criminalização da homofobia pelo Senado Federal. Entretanto, utilizaremos outra estratégia: mostraremos o futuro que queremos alcançar. A campanha publicitária desse ano tem como slogan: eu tenho o direito de viver e amar livremente. Diga não a homofobia. Uma forte mensagem para convocar e transformar corações e mentes”. A campanha publicitária foi idealizada pelo publicitário Bruno Bertani, da Indústria Nacional Design.

A 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio conta com o patrocínio do Governo Federal, através da Petrobrás; do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das Secretarias Estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde e Defesa Civil; da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Cultura; Assistência Social e Saúde; e pela iniciativa privada possui o apoio da Vale. Ainda conta com o apoio dos órgãos de controle urbano, acautelamento de menores, limpeza, defesa civil e segurança pública.
“O Grupo Arco-Íris tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e isso implica que nós não podemos ficar omissos diante de um grave problema de saúde coletiva, visto nossa trajetória de ações preventivas em DST e HIV/AIDS”, afirma a presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Gilza Rodrigues. A presidente ainda completa: “A parada vai ser linda. Este ano temos muitas surpresas! O cenário político do Rio de Janeiro auxilia na produção de nosso evento. Pela primeira vez, teremos a participação das três esferas governamentais de maneira bastante proativa: prefeitura, governo estadual e federal. Isto porque teremos atividades acontecendo em espaços culturais da cidade, administrados por órgãos do poder público como os Teatros João Caetano, Gláucio Gill, Carlos Gomes e Sérgio Porto; e outros equipamentos culturais, como: Terreirão do Samba; Centro de Artes Calouste Gulbenkian; Sala Baden Powell; entre outros”.
O coordenador geral da 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, Cláudio Nascimento, informa sobre a nova identidade visual da campanha publicitária da 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, que utilizará um layout mais solar e colorido, sem perder o seu sentido de reivindicação e luta pelos direitos LGBT. “A homofobia é uma dura realidade em nosso país. Continuaremos com a Campanha Não Homofobia, através da coleta de assinaturas virtuais para cobrar a criminalização da homofobia pelo Senado Federal. Entretanto, utilizaremos outra estratégia: mostraremos o futuro que queremos alcançar. A campanha publicitária desse ano tem como slogan: eu tenho o direito de viver e amar livremente. Diga não a homofobia. Uma forte mensagem para convocar e transformar corações e mentes”. A campanha publicitária foi idealizada pelo publicitário Bruno Bertani, da Indústria Nacional Design.

A 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio conta com o patrocínio do Governo Federal, através da Petrobrás; do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das Secretarias Estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde e Defesa Civil; da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Cultura; Assistência Social e Saúde; e pela iniciativa privada possui o apoio da Vale. Ainda conta com o apoio dos órgãos de controle urbano, acautelamento de menores, limpeza, defesa civil e segurança pública.
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