terça-feira, 18 de setembro de 2012

BRASIL: UM PAÍS LAICO?



NO DOMINGO (16/9), O GRUPO LIBERDADE/SANTA DIVERSIDADE REALIZOU A 9ª PARADA DA LIBERDADE LGBT DE SÃO GONÇALO, TENDO COMO BANDEIRA A DEFESA DA LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEXUAL.

“LAICIDADE” E “LIBERDADE” SÃO DOIS PRINCÍPIOS DE NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O PRIMEIRO (A LAICIDADE: Sistema que exclui as Igrejas do exercício do poder político ou administrativo) SE REFERE À SEPARAÇÃO ENTRE ESTADO E IGREJA. EM OUTRAS PALAVRAS, É A SEPARAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E POLÍTICA.

O SEGUNDO (A LIBERDADE) SE REFERE AO CONJUNTO DE DIREITOS RECONHECIDOS AO INDIVÍDUO, CONSIDERADO ISOLADAMENTE OU EM GRUPO. OU SEJA, É O PODER QUE TEM O CIDADÃO E CIDADÃ DE EXERCEREM A SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, OPÇÃO RELIGIOSA, PARTIDÁRIA, IDEOLÓGICA ETC, DENTRO DOS LIMITES QUE LHE FACULTA A LEI.

NO ENTANTO, O QUE SE VÊ NO BRASIL É UM BOM NÚMERO DE POLÍTICOS USANDO SEUS CARGOS PARA IMPOR SUAS CRENÇAS RELIGIOSAS FUNDAMENTALISTAS E IMPEDIR ALGUMAS LIBERDADES INDIVIDUAIS (RELIGIOSA, DE ORIENTAÇÃO SEXUAL ETC) DE CIDADÃS E CIDADÃOS BRASILEIROS, BASEADOS EM SUAS VISÕES RELIGIOSAS EXTREMISTAS E RADICAIS.

SENDO ASSIM, NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA AS RELIGIÕES OU CONTRA AS IGREJAS. TEMOS QUE LUTAR COM AS IGREJAS POR UM MUNDO MELHOR E PELA CIDADANIA DE TODAS E DE TODOS. O PROBLEMA É QUE ESSES INDIVÍDUOS, DE POSSE DE CARGOS POLÍTICOS, USAM A RELIGIÃO PARA LEGITIMAR SUAS AÇÕES, FERINDO A LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO.

DITAM À SOCIEDADE AQUILO QUE ELES ACREDITAM SER VERDADE. MUITAS MENTIRAS JÁ FORAM DITAS EM NOME DA VERDADE, EM NOME DE UMA VERDADE CRIADA, INVENTADA PARA PRIVILEGIAR UNS EM DETRIMENTO DE OUTROS.

A MESMA VERDADE QUE UM DIA FEZ O MUNDO ACREDITAR QUE OS NEGROS TINHAM O CÉREBRO MENOR QUE OS BRANCOS, E POR ISSO ERAM INFERIORES À RAÇA ARIANA. O RESULTADO FOI A ESCRAVIDÃO E O NAZISMO.

A MESMA VERDADE QUE TAMBÉM INFERIORIZAVA AS MULHERES EM RELAÇÃO AOS HOMENS, NEGANDO-LHES O DIREITO AO VOTO, AO TRABALHO, AO ESTUDO E AO PODER DE DECISÃO. O RESULTADO FOI O MACHISMO.

A MESMA VERDADE QUE DIZIA QUE OS POBRES ERAM INFERIORES AOS RICOS, QUE OS RICOS ERAM RICOS POR VONTADE DIVINA E ATÉ MESMO SEU SANGUE TINHA COR DIFERENTE DOS DEMAIS. TINHAM SANGUE AZUL. O RESULTADO FOI O CAPITALISMO.

TODAS ESSAS CRENÇAS, FELIZMENTE, CAÍRAM POR TERRA, IMPULSIONADAS POR LEGISLAÇÕES E POR POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS. NO BRASIL, POR EXEMPLO, A ESCRAVATURA FOI EXTINTA E EXISTE UMA LEI ANTI-RACISMO NO PAÍS, ALÉM DE POLÍTICAS DE COTAS QUE BUSCAM REPARAR SÉCULOS DE DISCRIMINAÇÃO.

AS MULHERES BRASILEIRAS VOTAM DESDE 1932 E JÁ REPRESENTAM METADE DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA DO PAÍS. VALE CITAR TAMBÉM QUE, PARA BARRAR A VIOLÊNCIA CONJUGAL CONTRA ELAS, COMETIDA POR SEUS PARCEIROS, EXISTE A LEI MARIA DA PENHA.

A ÚLTIMA FRONTEIRA A SER DESBRAVADA, EU DIRIA, É AQUELA RELATIVA Á ORIENTAÇÃO SEXUAL DE UMA PESSOA, DIFÍCIL AINDA DE SER DIGERIDA E ACEITA PELOS SETORES CONSERVADORES, QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE IGREJAS E RELIGIÕES PARA APREGOAR QUE AS PESSOAS LGBT SÃO DOENTES, PECAMINOSAS E/OU ATÉ MESMO PEDÓFILAS. ESSAS MENTIRAS ELES ESPALHAM NA SOCIEDADE COMO VERDADES. USAM A LÓGICA NAZISTA DE “UMA MENTIRA CONTADA  DUAS VEZES PASSA A SER VERDADE”.

O RESULTADO DISSO É A HOMOFOBIA, QUE TODOS OS DIAS MATA DEZENAS DE PESSOAS POR TEREM UMA ORIENTAÇÃO SEXUAL DIFERENTE DA HETEROSSEXUAL, TIDA COMO “NORMAL”. ATÉ QUANDO?

POR ISSO, A EXEMPLO DO QUE FOI FEITO EM RELAÇÃO AO RACISMO (QUE TAMBÉM MATAVA E FERIA), LUTAMOS PELA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA NO BRASIL, PELA APROVAÇÃO DO PLC 122 JÁ! AFINAL, ESTAMOS FALANDO DE VIDAS!

E PARA QUEM SE DIZ RELIGIOSO, VALE LEMBRAR QUE O PROFETA QUE VEIO AO MUNDO HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS, DANDO INÍCIO AO CRISTIANISMO, FALOU: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”. ELE NÃO DISSE: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS. A NÃO SER QUE O OUTRO SEJA GAY, LÉSBICA, TRAVESTI, NEGRO, MULHER, POBRE...”. É HORA DO BRASIL MUDAR E CRESCER. E NÃO HÁ CRESCIMENTO ECONÔMICO SEM DESENVOLVIMENTO HUMANO. É PRECISO GARANTIR CIDADANIA E DIREITOS A TODAS E A TODOS.

WELL CASTILHOS
é jornalista, professor
coordenador de Com. Social  do CLAM/UERJ (www.clam.org.br) 
Presidente do Grupo Liberdade LGBT de São Gonçalo

2 comentários:

  1. gente gostei deste texto ,parabéns pela luta em prol da cidadania lgbt,aqui em vitória-es estamos antenados no blog ""santadiversidade"""de são gonçalo -RJ parabéns pela luta ,valeu

    ResponderExcluir
  2. Parabens!! O nosso país é hipócrita isso sim. Se diz laico contudo é comum as chamadas bancadas evangélicas e católicas fazer pressão no sentido de coibir,proibir a provação e/ou avanços de Leis e políticas públicas que visam o bem social de minorias as quais eles julgam indignas. Na verdade, política e religião é uma união quase sempre desastrosa. Honestamente, todos nós somos influenciados poo nossas convicções religiosas. Contudo se advogamos o amor como princípio, seremos forçados a conceder ao próximo o direito pessoal de fazer escolhas. Em si não é a religiaão que muitas vezes atrapalha o progresso dos diretos universais e igualitários e sim a intolerância religiosa. Acredito que se cada 'crente' se espelhasse em Jesus Cristo, o mundo seria bem menos injusto, intolerante e hipócrita.

    ResponderExcluir