sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apesar do Zito...


Neste domingo (15/11) gays, lésbicas, travestis e transexuais comemoram o Dia da República na 4ª Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias e se solidarizam e ajudam as vítimas das enchentes no município

Organização pede que participantes levem alimentos e roupas

É com imenso prazer que convidamos a tod@s para a 4ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Duque de Caxias (RJ), este ano em um momento especial: o país comemora 120 anos da Proclamação da República, o mundo celebra os 40 anos do episódio de Stonewall e o movimento LGBT brasileiro festeja o fato de o PLC 122 (que criminaliza a homofobia, equiparando-a ao crime de racismo) ter sido aprovado em importante Comissão da Câmara Federal. A Parada acontece no dia da Proclamação da Republica por que gays e lésbicas defendem a cidadania de todos e não somente de seu segmento. Por essa razão, a organização do evento, solidária com as vitimas das enchentes de Duque de Caxias, pede que cada participante leve um quilo de alimento não perecível, roupas ou brinquedos para as famílias vitimadas pelos alagamentos, provando assim o papel social das Paradas do Orgulho LGBT.

Organizada pelo Grupo Pluralidade e Diversidade de Duque de Caxias em parceria com o Projeto Legal, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro – através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos –, do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro, Grupo Diversidade de Niterói, Grupo Liberdade de São Gonçalo e Grupo Mover-se de Nova Friburgo a 4ª Parada do Orgulho LGBT da cidade terá como slogan “A República é de todos! Liberdade de expressão e direitos LGBT Já! Não à vinculação entre órgãos públicos e religiões pelo estado laico!”, tendo como uma das suas principais bandeiras a aprovação pelo Senado Federal do projeto de lei da Câmara nº122, que criminaliza a homofobia.

O evento começa às 13h na Avenida Brigadeiro Lima e Silva e tem previsão de encerramento às 19h30. Estarão presentes o ministro do meio Ambiente, Carlos Minc, lideranças públicas como Cláudio Nascimento (Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos) e Gilza Rodrigues (Presidente do Grupo Arco-Íris), além de representantes da classe artística, como o promoter David Brazil e a modelo/atriz Viviane Araújo, padrinho e madrinha da Parada.

Vamos finalmente conseguir ir às ruas da cidade de Caxias com a cabeça erguida e orgulho de sermos quem somos para comemorar a vitória da liberdade sobre o obscurantismo do governo local, que no último dia 11 de outubro impediu que a manifestação fosse realizada, em uma atitude preconceituosa e fundamentalista. Vamos às ruas mostrar que a nossa luta é digna, nosso amor é legítimo e nosso objetivo é a PAZ! Nos vemos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário