terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta Contra a Aids



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Contra o preconceito - “Viver com Aids é possível. Com preconceito, não” é o tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, que vai ser lançada amanhã em Brasília. O tema faz alusão ao aumento na sobrevida e na qualidade de vida dos soropositivos com o surgimento dos medicamentos antirretrovirais (ARV). Os medicamentos dificultam a multiplicação do HIV e, por consequência, preservam as células de defesa do sistema imunológico, adiando a manifestação dos sintomas da doença.

ALGUNS EVENTOS QUE MARCARÃO A DATA NO RIO DE JANEIRO

1º de dezembro
Em Niterói, o Instituto Vital Brazil (IVB) promoverá a campanha “Fique Sabendo”. De hoje até sexta-feira, dia 4 de dezembro, 1.500 pessoas poderão fazer testes de Aids gratuitamente em 12 postos de saúde da cidade. E será preciso apenas uma gota de sangue, já que a tecnologia utilizada será a do papel de filtro, desenvolvida e padronizada pelo Vital Brazil. Em até dez dias, quem fizer o exame receberá o laudo pelos Correios.
Essa campanha será a oportunidade mais prática de as pessoas conhecerem seu organismo e de se defenderem contra a Aids. Esta é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. Uma pessoa infectada por HIV pode viver com o vírus por um longo período.

Dia 1º de dezembro - Monumento do Corcovado
:: das 16h às 18h - Instalação do Laço da Solidariedade e Celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Santuário Cristo Redentor, manifestações artísticas e religiosas, além da presença de autoridades dos governos municipal, estadual e federal. Organizado pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Programas Estadual e Municipal de DST/Aids do Rio de Janeiro e Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dia 1º de dezembro
Ato Público “Todos convivem com a Aids – 1º de Dezembro dia de Luta e de Solidariedade” , organizado pelo Grupo Pela Vidda/RJ, no calçadão do Posto 2 da Praia de Copacabana das 11h às 13h - Rio de Janeiro

Encontro na Praça São Salvador - manifestação e atividades artísticas - Campos dos Goytacazes

Atividades em praças - com ONG, módulos de PSF e escolas - São Gonçalo

Atividades em escolas - unidades do Programa de Saúde da Família, grupos da 3ª Idade e empresas - Mendes

Tendas Informativas/Educativas em praças - Cabo Frio

Trio Elétrico e tendas - exposição de material educativo, no centro da cidade. Engenheiro Pedreira

Campanha com fixação do Laço Vermelho - teatro, dança e distribuição de material educativo e preservativos, no Calçadão - Itaguaí

Dia 1º de Dezembro
Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro ocupa a Central do Brasil com ações educativas e um ato de protesto para marcar a data a partir das 8 horas .

A epidemia de Aids no Rio de Janeiro sofre com o descaso das autoridades e governantes: faltam insumos para realização de exames e compra de medicamentos e a assistência ao doente de Aids é deficiente. O cidadão que deseja realizar um teste anti-Aids na rede púbica de saúde espera, em média, quatro meses pelo resultado. As ações de prevenção da Aids em todo o estado estão prejudicadas devido à descontinuidade no repasse da cota de camisinhas tanto para as ONG, como para as unidades de saúde que também oferecem esse serviço.
Buscando chamar a atenção para este quadro, militantes, pessoas vivendo com HIV/Aids, profissionais e gestores de saúde, entre outros, sob a coordenação do Fórum Estadual de ONG/AIDS do Rio de Janeiro, estarão realizando uma grande manifestação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e mobilizar a população para as deficiências dos serviços de saúde e para a importância da adoção de estratégias de prevenção regulares, que contemplem especialmente as populações hoje mais vulneráveis à epidemia como afro-descendentes e desfavorecidos sócio-economicamente.
Ações educativas durante todo o dia. Às 12h haverá um protesto ao som do surdo de marcação A partir das 8h do dia 1 de dezembro (quinta-feira), diversas atividades educativas estarão acontecendo na área da Estação Ferroviária Pedro II (Central do Brasil), como mostra de cartuns e de ateriais informativos sobre Aids e Tuberculose. Um telão exibirá campanhas educativas. Ao mesmo tempo, em intervalos regulares, a rádio interna da Supervia veiculará mensagens de prevenção.

No lado externo da Central do Brasil, diversas ONGs e Associações Comunitárias realizarão atividades de orientação sobre DST/Aids tais como oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos. Paralelamente, os Camelôs Educativos (equipe de agentes de prevenção) abordarão a população de forma a sensibilizá-los para a temática HIV/AIDS. Para destacar o evento, alto do prédio da Central receberá um grande laço vermelho, símbolo internacional da Luta Contra a AIDS.

Às 12 horas, os militantes estarão reunidos para um protesto silencioso onde se ouvirá apenas a batida de um surdo de marcação e a leitura do nome de pessoas que morreram em Direitos Humanos http://www.direitos.org.br/ Fornecido por Joomla! Produzido em: 1 December, 2009, 02:38 conseqüência da Aids. Frascos de medicamentos vazios serão espalhados pelo chão e um ator simbolizará no corpo a marca de quem sofre as conseqüências da deficiência na atenção aos doentes de Aids no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, num ato em defesa da vida e da saúde pública.

Programação intensa para fortalecer a importância do combate à epidemia de Aids O Fórum de ONGs Aids do Rio de Janeiro, com apoio da SES/RJ, UNESCO, SMS/RJ, Supervia e Universidade Estácio de Sá (e outros parceiros), estará também marcando o Dia Mundial de Luta Contra Aids através de uma campanha (composta por folhetos e cartazes) que usa a imagem do cantor e compositor Dudu Nobre – que cedeu sua imagem gratuitamente para a ação.

Durante a semana, também numa ação articulada com o Fórum ONG/AIDS, o portal O DIA ONLINE estará disponibilizando na internet um hot site interativo sobre HIV/AIDS com toda a cobertura dos eventos, informações úteis e links para outros sítios na internet.

Dia 4 de dezembro
I Seminário Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - apresentação de várias escolas - Quissamã

Dia 6 de dezembro
8º Seminário de Prevenção, 6ª Oficina de Experiências, 3º Seminário Científico. Organização do Programa Municipal de DST/Aids do Rio de Janeiro

Dia 7 de dezembro
Lançamento de materiais informativo-educativos sobre Aids e Drogas - produzidos pela área da Prevenção da Assessoria Estadual de DST/Aids - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário