terça-feira, 6 de novembro de 2012


O Governo do Rio de Janeiro, através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com o Tribunal de Justiça do RJ e a Defensoria Publica do RJ realizarão mais uma cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas, no dia 9 de dezembro! 

O casal interessado em participar deverá encaminhar a ficha de inscrição (saiba como ter acesso através do Disque Cidadania LGBT - 0800 023 4567) ou acessar o site 
www.riosemhomofobia.rj.gov.br

De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 370 casais homossexuais conseguiram converter sua união estável em casamento no país desde maio de 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) legalizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Porém, a juíza Maria Berenice Dias, especialista nos direitos dos homossexuais, ressalta que o número de conversões deve ser maior. Isso porque em algumas cidades e estados brasileiros o procedimento de conversão da união estável pode ser feito direto no cartório, sem a necessidade de recorrer à Justiça.

O Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 oferece orientação para casais que pretendem realizar a união estável homoafetiva e a conversão da mesma para casamento civil.



No dia 10 de outubro, foi publicada uma nota no Diário Oficial da Bahia que autoriza os cartórios do estado a emitir certidões de casamento para casais homossexuais. Os responsáveis pela decisão foram a desembargadora Ivete Caldas, corregedora- geral da Justiça, e o desembargador Antônio Pessoa Cardoso, corregedor das comarcas do interior do Estado. 

A iniciativa reforça o que diversos juízes da Bahia já vinham fazendo, com base na decisão do STF de maio de 2011, que legalizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A Bahia se junta agora ao Rio Grande do Sul e a Alagoas, que também permitem o casamento gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário